como-começar-no-marketing-de-afiliado

Como Começar no Marketing de Afiliado Corretamente

Este post sobre como começar no marketing de afiliado foi atualizado em maio de 2019 para garantir precisão e relevância.

 

Aconteceu em 2015. Eu costumava trabalhar de 10 – 12 horas por dia, 06 dias por semana. Era realmente cansativo trabalhar o dia todo, gastar mais 2 horas entre metrô e ônibus até chegar em casa e ainda estudar algum curso de como ganhar dinheiro pela internet.

 

Eu quase não tinha feito nada durante o ano anterior para gerar uma renda extra que completasse meu salário. Mas no início de 2015 eu pensei:”por que não?”  Foi quando decidi começar a empreender na internet como afiliado.

 

Nesse período, era muito comum os afiliados escreverem resenhas e criarem anúncios no facebook, mas como eu tinha pouco conhecimento sobre como começar no marketing de afiliado e resolvi investir em um curso de criar canais de nicho no youtube, pois eu achava muito mais fácil.

 

Comecei a aplicar e os primeiros resultados começaram a vir semanas depois. Em questão de semanas, eu já tinha ganho R$ 150,00. Depois de muito estudo e foco, hoje eu consigo gerar uma boa receita vindo desse mercado. Veja abaixo alguns dos meus ganhos nesse mês de Abril 2019:

 

 

Apesar de não ter sido muito dinheiro naquela ocasião, pra mim foi uma experiência única, pois eu nunca tinha ganho dinheiro assim através da internet. Mas foi nesse momento que realmente entendi o poder de construir uma audiência e monetizá-la através de links afiliados.

 

Neste artigo, vou orientar você em tudo que você precisa saber como começar no marketing de afiliados, mesmo que você nunca tenha feito um centavo sequer com isso antes, e o melhor é que você poderá evitar os erros que eu fiz logo no começo.

 

marketing-de-afiliados

 

Entenda o Que é Marketing de Afiliado

 

O marketing de afiliado é essencialmente um marketing de referência, onde você ganha uma comissão. Quando você ajuda uma outra empresa a conseguir vender um produto, recebe uma comissão por esse trabalho.

 

Existem várias formas de comissionamento, mas o conceito é semelhante em todas elas, ou seja, você promove algo em troca de uma fatia do valor dessa venda gerada ou seja, por uma comissão de vendas.

 

Como os Afiliados são pago$?

 

Existem vários tipos de programas de afiliados. A maioria desses programas pagam uma taxa fixa ou porcentagem da venda que você faz (pagamento por venda). Outro tipo comum é quando você é pago por cadastro ou lead. Por exemplo, se você indicar alguém que se inscreva para a avaliação gratuita de determinada empresa, essa empresa pagará pela inscrição.

 

Outros programa de afiliados pagarão por clique (isso é mais visto em programas de anúncios contextuais, como o Google Adsense) ou por impressão (cada vez que o anúncio é carregado em seu site).

 

Os programas de afiliados mais comuns no Brasil

 

Os mais comuns são as plataformas Hotmart, Monetizze e Eduzz.

 

Essas plataformas pagam por venda realizada ( CPA ). Funciona assim: Quando alguém compra determinado produto dessas plataformas através do seu link de afiliado, você ganha uma comissão.

 

Essa comissão não será pago a você até que a garantia de 30 dias tenha passado. Esse prazo de 30 dias se refere a garantia do produto que você promoveu. Dentro desse prazo, o cliente tem a opção de pedir o reembolso, caso não se agrade do produto ou serviço comprado.

 

Passado esses 30 dias, o dinheiro da sua comissão ficará disponível dentro de sua conta na plataforma, bastando apenas solicitar a transferência desse dinheiro para sua conta poupança ou corrente. Normalmente esse dinheiro cai na sua conta dentro de até 2 dias úteis, após a solicitação da transferência do valor solicitado dentro da plataforma.

como-começar-no-marketing-de-afiliado

03 Dicas de Como Começar no Marketing de Afiliado Corretamente

 

Muitas pessoas que querem ganhar dinheiro pela internet com o marketing de afiliado acabam desistindo porque começam errado.

 

Quando eu falo em ” começar errado ” me refiro a utilizar métodos de vendas que não funcionam mais, que não trazem resultados satisfatórios. Afinal de contas, estou falando de viver como afiliado e não apenas ganhar alguns trocados nesse mercado.

 

Por isso, eu vou compartilhar com você 03 dicas de como começar no marketing de afiliado corretamente e evitar os erros que a grande maioria dos iniciante cometem quando começam seus projetos.

 

1 – Trabalhe duro para montar sua estrutura própria

 

Existem “gurus” e programas de afiliados espalhados por toda a internet, que sugerem que o marketing de afiliados seja um sistema “configure-e-esqueça / piloto automático” para transformar a Internet em um caixa eletrônico 24Hs por dia. Embora o marketing de afiliados possa ser feito em meio período, não é automático.

 

Trabalhar com o Marketing de Afiliados requer pesquisa e um plano de ação. Para que essa ideia de negócio seja bem-sucedida, você precisa conhecer e entender seu mercado, público-alvo e continuar fazendo coisas para alcançá-los, de maneira que seu público alvo possam clicar nos seus links de afiliados e assim você ganhar comissão.

 

Se quiser ser bem sucedido nesse mercado, precisará investir tempo para estudar os cursos e estratégias que adquirir. Além de aprender a criar plano de marketing, precisará aprender a montar sua estrutura própria como, página de captura, configurar formulário de email marketing, criar um blog, criar uma sequencia de e-mail, criar um canal no youtube, etc.

 

Claro que tudo isso você poderá terceirizar, contratando freelancer no workana ou no vintepila, mas quando você aprende a fazer isso, você consegue deixar tudo do jeito que você quer e não fica tão dependente de terceiros, mas escolha é sua.

 

2 – Organize seu tempo de trabalho e estudo no Marketing de Afiliado

 

Organizar seu tempo de trabalho e estudo nesse mercado será decisivo para obter sucesso e uma boa performance.

 

Se você ainda trabalha de carteira assinada, destine pelo menos 02 horas do seu dia para estudar e aplicar o que aprendeu. Você pode estudar em um dia e no dia seguinte colocar em prática, mas nunca fique somente na teoria.

 

Além disso, definir um plano de marketing é essencial para você não perder o dia produzindo pouco. Por exemplo, digamos que você definiu que irá trabalhar como afiliado de segunda a sexta, 04 horas por dia.

 

Você precisa definir qual estratégia de divulgação irá trabalhar na segunda, na terça e assim por diante. Se você trabalha com diversos nichos, sua organização para produzir e divulgar os seus conteúdos será decisivo para seu sucesso como afiliado.

 

3 – Seja especialista em pelo menos uma fonte de tráfego

 

Quer vender todos os dias como afiliado? Aprenda a gerar tráfego e gerar audiência capturando leads para criar sua lista.

 

Você precisa antes de mais nada, conhecer as principais fontes de tráfego para depois, dedicar-se exclusivamente aquela fonte de tráfego até se tornar um especialista nela.

 

Após você ter aprendido a vender usando uma determinada fonte de tráfego, poderá aprender a vender utilizando outros métodos para aumentar sua audiência.

 

Digamos que você odeia escrever artigos para blogs, então, por que diabos você deveria começar no marketing de afiliado criando blog? Escolha a mídia que mais lhe deixe a vontade e confortável.

 

Por exemplo, eu adoro usar o youtube para vender. Primeiro porque ele posiciona os vídeos muito rápido. Segundo, eu gosto de trabalhar com vídeos, logo o youtube se tornou a minha fonte principal para gerar vendas e visitas para meus links de afiliado.

 

Hoje eu sei usar o youtube muito bem, por isso, estou me dedicando a aprender como vender todos os dias usando outras fontes de tráfego como o google ads, SEO, bing ads, facebook ads etc…

 

Qual nicho devo escolher para começar como afiliado?

 

Essa é uma pergunta muito frequente feita por iniciantes do mercado de afiliado. Qual nicho devo começar?

 

Eu passei por isso e o que fiz foi escolher um nicho onde eu tivesse conhecimento. Se você não conhece praticamente nada sobre determinados assuntos, poderá escolher primeiro uma forma de divulgação e depois escolher o nicho…. por que isso?

 

Porque tem plataformas onde determinados nichos vendem mais. Por exemplo, quem trabalha com Youtube e Instagram e promove produtos Fitness, Saúde, Beleza, irão ter uma taxa de conversão muito alta, pois o Instagram trabalha muito com imagem e vídeo e o youtube com geração de audiência.

 

Se você escolhe Como Começar no Marketing de Afiliado promovendo produtos usando o facebook ads, precisará saber mais de funil de vendas e copy… enfim, dependendo da plataforma que você promove seus links de afiliados, seu sucesso poderá ser ainda maior e mais vendas irá realizar.

 

Veja também:

 

Programa novos ricos funciona?

 

 

1 comentário em “Como Começar no Marketing de Afiliado Corretamente”

  1. Adorei o post!

    Aprender a maneira correta de como trabalhar como afiliado digital profissional vale muito a pena.

Comentários encerrados.