O que é SEO? Search Engine Optimization para Iniciante

Você é iniciante no marketing digital e quer saber mais sobre o que é seo ( Search Engine Optimization ) ?

 

Veja neste artigo, uma explicação simples sobre o significado de SEO e como estas técnicas de marketing podem auxiliar na divulgação e visibilidade do seu site na Internet.

 

Entenda o que é SEO ( Search Engine Optimization )

 

Em poucas palavras SEO (Search Engine Optimization) é definido como um conjunto de estratégias e técnicas que busca melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

 

Todos os principais mecanismos de pesquisa, como Google e Bing, têm resultados de pesquisa principais, onde páginas da Web e outros conteúdos, como vídeos ou listagens locais, são exibidos e classificados com base no que o mecanismo de pesquisa considera mais relevante para os usuários. O pagamento não está envolvido, como acontece com os anúncios de pesquisas pagas.

 

O Google é o motor de busca que concentra 98% do mercado atual. Por isso, quando falamos de SEO, não tem como não falar do google.

 

o-que-é-seo

 

Os resultados acima dentro do quadrado azul são anúncios, também conhecidos como link patrocinado. No quadrado vermelho estão resultados orgânicos, alçados ao topo por meio de Search Engine Optimization (SEO).

 

VÍDEO: Explicação sobre o que é SEO

 

Novo no SEO? Comece com este vídeo rápido e fácil de entender sobre otimização nos mecanismos de buscas. Nele está uma breve explicação sobre o básico sobre técnicas de seo:

 

 

Quando Surgiu o Termo: ” Search Engine Optimization ” SEO ?

 

Search engine optimization (SEO) gira muito em torno do Google hoje. No entanto, a prática que hoje conhecemos como SEO é anterior ao mecanismo de busca mais popular do mundo, co-fundado por Larry Page e Sergey Brin.

 

Embora se possa argumentar que SEO e todas as coisas do marketing de busca começaram com o lançamento do primeiro site publicado em 1991, ou talvez quando o primeiro motor de busca web foi lançado, a história do SEO “oficialmente” começa um pouco mais tarde, por volta de 1997.

 

De acordo com Bob Heyman, autor de “Engajamento Digital”, podemos agradecer a ninguém menos que o gerente da banda de rock Jefferson Starship por ajudar a dar origem a um novo campo que cresceríamos como “otimização de mecanismo de busca(SERPs).

 

Segundo consta, esse termo surgiu a partir de uma “conversa” entre o empresário, quando ele questionou por que a página da banda estava na 4ª posição do buscador. Comparando as alterações atuais, Bob e Leland Harden se deram conta  que o número de palavras-chave (Jefferson Starship) da página havia diminuido, assim o site havia caído de posição.

 

Dessa forma, os designers de Bob retornaram com as palavras-chave “Jefferson Starship”, o site voltou a liderar a primeira posição do buscador.

 

Com isto, Bob e Leland nomearam essa nova área de Search Engine Optimization e logo após contrataram o seu primeiro SEOM (Search Engine Optimization Manager). Assim surgiu o SEO.

 

Qual o importância do SEO para sua marca ou sua empresa?

 

O objetivo desse posicionamento e melhor visibilidade na internet pode ser os mais variados, mas em geral, o objetivo principal é conquistar mais visitantes e consequentemente mais conversões em vendas.

 

Você também pode deixar seu site nas primeiras posições nos motores de buscas e usar uma estratégias para geração de leads, captação de potenciais clientes para o seu negócio, promover sua marca, criar remarketing de determinadas páginas, etc…

 

O aumento de visibilidade (SEO) nas buscas orgânicas, faz com que site alcance mais pessoas, trazendo assim mais visitas, ou seja, aumentando o tráfego orgânico.

 

Se seu site estiver otimizado para os termos corretos, que esteja de acordo com o seu público-alvo, estas visitas irão gerar conversões. Esta sequência é fundamental para uma boa estratégia de SEO.

 

03 Benefícios do SEO para o seu Negócio

 

1 – Aumento do Tráfego Qualificado para Seu Site

 

Como falei anteriormente nesse artigo, o objetivo principal do SEO é fazer com que um site ganhe destaque nos resultados de busca do Google e a consequência disso é o aumento de tráfego altamente qualificado para a sua página.

 

Isso vai muito além do que apenas atrair pessoas para o seu site, as técnicas de otimização colocam seu site diante das pessoas certas, ou seja, aquelas que realmente podem vir a se interessar pelo seu produto ou serviço e, com isso, aumentar suas vendas.

 

2 – Marketing Com ótimo Custo-benefício

 

Ao criar uma campanha de SEO bem planejada, você economiza em anúncios do Google e evita pagar um absurdo para promover seu negócio na internet e se manter no topo do buscador.

 

Quando você Investe em anúncios do Google, você paga por clique, sendo assim, poderá ter um ótimo custo-benefício.

 

Se bem-feita, uma boa campanha de seo vai atrair apenas quelas pessoas que realmente estão interessadas no seu tipo de produto ou serviço. Dessa forma, grande parte dos cliques pelos quais você iria pagar em anúncios patrocinados serão adquiridos de forma orgânica sem nenhum custo adicional para você.

 

3 – Sua Marca com Mais Autoridade

 

Um site bem posicionado no Google ganha a famosa autoridade de domínio, ou seja, se tornar referência nas buscas sobre determinado assunto e, com isso, conquistar uma boa reputação.

 

Além disso, existe a autoridade de página, que é quando as páginas de um site ganham destaque, ou seja, as seções com posts, informações sobre a empresa, produtos, etc. A junção da autoridade de domínio com a autoridade de página fazem da sua empresa muito mais confiável.

 

Search Engine Optimization vs Search Engine Marketing

 

Antes de Search Engine Optimization se tornar o nome oficial, outros termos foram usados ​​também. Por exemplo:

 

  • Posicionamento do mecanismo de pesquisa
  • Posicionamento do motor de pesquisa
  • Ranking do mecanismo de pesquisa
  • Registo do motor de pesquisa
  • Submissão do Search Engine
  • Promoção do site

 

Mas nenhuma discussão seria completa sem mencionar outro termo: Search Engine Marketing.

 

Em determinado momento, em 2001, um certo escritor do setor sugeriu o marketing do mecanismo de busca como um sucessor para a otimização de mecanismos de busca.

 

Obviamente, isso não aconteceu.

 

Diante desse novo quadro, surgiram os mais diversos boatos, (por exemplo, “SEO está morto“, “o novo SEO”) e tentativas de reformular o SEO (“Search Experience Optimization”).

 

Embora SEO como um termo não seja perfeito – afinal, não estamos otimizando os mecanismos de pesquisa, estamos otimizando nossa presença na Web – ele continua sendo o termo preferido de nossa indústria há 20 anos e provavelmente será no futuro previsível .

 

Quanto ao Search Engine Marketing – ele ainda é usado, mas agora está mais associado à pesquisa paga. Os dois termos coexistem pacificamente hoje.

 

Agora que você sabe o que é seo e entende  sua importância, você já pode aplicar essa técnica para fazer com que seu site ganhe visibilidade e tráfego segmentado.Logo abaixo, na conclusão desse artigo, deixarei algumas dicas essenciais que você tenha sucesso com SEO.

 

seo-search-engine-optimization

 

Conclusão:  Criar um projeto de SEO vale muito a pena, mas você precisa planejar e ter bem claro seus objetivos com essa estratégia.

 

Depois de definido seu objetivo, é hora de pesquisar as palavras chaves de definir quais termos você quer ficar bem posicionado.

 

Em seguida, pesquise a concorrência e veja se vale a pena investir nesse determinado termo, ou se compensa investir em termos de palavra – chave calda longa.

 

Inicialmente, você pode contratar um consultor em SEO para elaborar e criar um projeto para você, ou se preferir, poderá adquirir um curso de seo para obter conhecimentos.

 

Mas você precisa levar em consideração que, se for começar a criar seus próprios projetos, você precisa investir dinheiro em ferramentas que irão facilitar seu trabalho, sendo que grande parte dessas ferramentas são pagas em dólar.

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
o que é SEO
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *