o-que-são-links-dofollow

O que são links Dofollow e Nofollow?

Sempre que falamos sobre search engine optimization ou SEO, surgem algumas das palavras comuns, como por exemplo: noindex, doindex, o que são links dofollow, nofollow, meta robots e assim por diante.

 

Neste artigo, vou explicar sobre o Nofollow e o Dofollow, especialmente para quem é novato em SEO ou pessoas que ainda estão confusas sobre Nofollow ou dofollow, este post será muito útil para você.

 

O QUE SÃO LINKS DOFOLLOW?

 

Um link DoFollow permite que os robôs dos mecanismos de busca rastreie seu link  transmitindo suco de link ou link juice. Isso adiciona pontos ao SEO do site e efetivamente aumenta sua classificação perante o google.

o-que-são-links-dofollow

Link Juice é o valor da Autoridade do domínio/página que é transferida para o seu site. Ele funciona como uma importante indicação, como, por exemplo, se você recebesse uma indicação de alguém importante para se apresentar em uma entrevista de emprego.

 

Quando tem um link Dofollow apontando para um site, o Google olha aquilo ali e fala: Opa, esse primeiro site quer passar autoridade para aquele segundo ali. E simplesmente passa a indicação. O link Dofollow é como se fosse uma recomendação ao google de que seu site é confiável.

 

Quanto mais alto o PageRank do site que linka para o seu, melhor o Link Juice. Mas não é só PageRank que o google leva em conta, pois ultimamente, conta muito o campo semântico do site, os assuntos dos conteúdos publicados no site que linka e no seu site.

 

Digamos que você tem um blog que fala sobre o carros e recebe dois links, um da Revista Placar (PageRank 5) e um do Webmotors (PageRank 5), nesse caso o Link Juice da Webmotors é melhor que o da Revista Placar, porque a Revista Webmotors (sobre carros) tem o mesmo campo semântico que o seu blog, apesar dos dois sites terem o mesmo PageRank.

 

No início da internet todos os links, fossem eles Nofollow ou Dofollow, transmitiam Link Juice, mas com passar do tempo e das possibilidades de interação dos usuários, foi necessário criar mecanismos para diferenciar links que transmitem Link Juice daqueles que não transmitem.

 

Um exemplo de Link Dofollow:

 

O link Dofollow sempre vem acompanhado do código ” a href= SITE QUE ESTÁ RECEBENDO O LINK “. Veja o exemplo abaixo:

 

<a href=”http://www.google.com/”> Google </a>

 

Recentemente, o Google deixou claro que ainda vai contar o link nofollow como um link de saída em termos da distribuição do page rank da sua página.

 

O QUE SÃO LINKS NOFOLLOW?

 

Links Nofollow são menos valiosos do que links dofollow, mas foram mostrados para melhorar a posição da SERP por vários estudos de caso.

o-que-são-links-nofollow

Um link Nofollow é um link que não conta pontos a favor da página, não impulsiona o PageRank e que pouco ajuda no posicionamento de uma página nas SERPs.

 

Um link nofollow é criado com a tag HTML nofollow link, que se parece com o atributo abaixo:

 

<a href=”NOME DO SITE” rel=”nofollow”> Link Text </a>

 

A tag nofollow é basicamente um sinal de aviso para os mecanismos de pesquisa dizendo “não considere importante”.

 

Para se proteger contra o relacionamento com qualquer tipo de site, principalmente sites de baixa qualidade, os grandes portais fazem uso do atributo chamado nofollow, que basicamente é um código HTML que informa ao robô do Google que aquele link não transmite Link Juice para o outro site.

 

Se pegarmos como exemplo o site do Wikipédia, onde qualquer pessoa pode criar links e tem um excelente PageRank além de falar sobre todos os assuntos é a Wikipédia.

 

Mas todos esses links  têm o atributo nofollow, mesmo que sejam para sites relevantes como o Google. A  única vantagem de ter um link na Wikipédia é a possibilidade de gerar mais tráfego para o seu site.

 

QUANDO USAR OS LINKS DOFOLLOW E NOFOLLOW NO SEU SITE?

 

Você deve usar os links NoFollow e DoFollow com sabedoria para o melhor SEO no seu site.Certas situações exigem que você use links NoFollow em vez de links DoFollow.

 

A seguir estão as situações em que é aconselhável ir com um link NoFollow:

 

Comentários – Os comentários postados pelos visitantes em seu blog podem ser vagos ou sem nenhum significado. Não adianta ter um mecanismo de pesquisa rastreando essas palavras.

 

Fóruns – Os fóruns obtêm muitos posts neles, e muitos desses posts são irrelevantes e podem ser considerados como spam.

 

Conteúdo não confiável – um link NoFollow deve ser criado se o conteúdo que o link leva for considerado não confiável pelo Google.

 

Páginas não indexadas – às vezes há páginas em seu website que você não deseja exibir publicamente. Portanto, eles também não devem aparecer nos resultados do mecanismo de pesquisa.

 

Um link DoFollow deve geralmente é usado nos seguintes casos:

 

Links para postagens com conteúdo original, atualizado e informativo.

 

Links para Guest Post – Esses links criados para blogs de convidados cujo conteúdo está relacionado ao seu site, além de gerar tráfego de referência para seu site e irá impulsionar seu posicionamento na SERP.

Summary
Review Date
Reviewed Item
O que são links Dofollow e Nofollow
Author Rating
51star1star1star1star1star